segunda-feira, 18 de maio de 2009

Redes sociais, quem você é, transformado em quem você deseja ser

ORKUT
Ferramenta usada por jovens, por crianças que se acham jovens e por velhos que acreditam que ainda são jovens. Popularizou-se rapidamente no Brasil por duas características pessoais de seus freqüentadores. O voyerismo (prazer em ver), e o exibicionismo (prazer em mostrar).
Pode-se notar duas características salientes nessa ferramenta, o perfil e o álbum de fotografias.
O perfil é onde muito freqüentemente os usuários descrevem suas características, ou seja, seus defeitos e qualidades. O que impressiona é que as qualidades listadas são sempre as mesmas (amiga, sincera) e os defeitos na realidade são mais qualidades (doida, mimada).
O álbum de fotografias é onde se tenta passar uma imagem “cool” fotos com amigos sorrindo, baladas e etc, montadas e com muito photoshop... O objetivo é que alguém fique com inveja da sua vida, alias, da vida que esta estampada na imagem.

Concluindo
O orkut é uma competição social onde as pessoas forjam determinados estilos de vida, para serem aceitas socialmente ou apenas para parecerem mais do que realmente são.

TWITTER
Ferramenta usada por pseudo-intelectuais, o objetivo primário era o de, apenas relatar em seus Posts, as atividades que estes realizavam durante o dia. Porém o mecanismo popularizou-se e se dividiu em quatro partes. Os pseudo-intelectuais, os exibicionistas, os candidatos a pseudo-intelectual e os que não sabem pra que isso serve.
Os pseudo-intelectuais com a popularização começaram a usar a ferramenta exclusivamente para divulgar, isso é, fazer propaganda dos seus “produtos”, shows, peças, programas, blogs e etc.
Os exibicionistas acham que é orkut, usam para contar vantagens, reproduzir frases de “pensadores” que todo mundo já conhece.
Os aspirantes a pseudo-intelectual querem ser reconhecidos pelo seu intelecto, que na maioria das vezes não possui, ou querem apenas ficar “famozinhos” mesmo, para isso enviam dezenas de links por dia com comentários esdrúxulos.
Os que não sabem para que serve, vieram até ali pela maré de publicidade e citações sobre o twitter na mídia, postam muito pouco, porem têm uma grande tendência a se juntarem a turminha que pensa que é orkut.

Concluindo
O Twitter virou uma competição social onde as pessoas forjam determinados estilos de vida, para serem aceitas socialmente ou apenas para parecerem mais do que realmente são.

3 comentários:

  1. Hahahaha! Adóroo! Realmente Edi, o orkut é essa merda ai, foda para mim que tenho 800 e tantas fotos criticar, concordo com tudo que você disse e apesar dele mais atrapalhar minha vida doq ajudar, tento leva-lo de uma forma positiva, é bem o lance do "se não pode vence-los, junte-se a eles." Já o Twitter eu rezo para que não de popularize, tá tão saudavel assim...
    Amo você! Beijoo!

    ResponderExcluir
  2. na teia das virtualidades, o social é a armadilha de um modus operandi continuo, a sociedade do chilique.

    ResponderExcluir

Destile o veneno: