domingo, 31 de maio de 2009

Feministas, femistas e machistas.

Em conversa com a minha amiga Laura, onde me surpreendi quando ela me contou que gostava de jogar futebol, surgiu a idéia desse texto. Vou tentar deixar de lado os meus pré-conceitos para escrevê-lo, (vou tentar).
Este post vai tratar de um assunto um pouco polemico, o machismo e o femismo.

“É bastante comum a idéia de que o feminismo é um equivalente direto ao machismo, o que pode ser equivocado, já que a filosofia que prega a "superioridade feminina" é chamada de femismo. Portanto , feminismo é a luta pela igualdade, e o femismo a idéia de superioridade, assim como o machismo.”

Contudo, antes de debater o machismo e o femismo, quero deixar claro que eu sou um feminista (defendo a igualdade dos sexos), para mim a igualdade deveria estar em todos os níveis e sentidos, a começar pelo serviço militar obrigatório, claro.
O Brasil é machista, mas não posso culpar aqui apenas os homens, muitas mulheres são responsáveis por isso, pois criam seus filhos dessa maneira. E também se sujeitam a certas subjugações que não deveriam, ou você nunca ouviu uma mulher cantando: “mulher que não da voa, mulher que não da voa?”.
Outro ponto fundamental é o idealismo de beleza, o conhecido “poder da bunda”, sim, a dona da bunda tem muito poder sobre os homens. Dificilmente quando selecionadas por homem, uma secretaria com “bunda” perderá para uma secretaria sem “bunda”. As mulheres com certo porte físico exercem domínio sobre o sexo masculino, mas, é dessa maneira que as mulheres querem conquistar patamares relevantes? Acho que não.
Os homens por sua vez amam as mulheres, é claro, mas quando se fala em funções técnicas é quase uma unanimidade a preferência pelo sexo masculino. Você confia mais em um médico ou em uma médica, para operar o seu cérebro?
O homem é mais inteligente que a mulher? O homem tem 5 milhões de neurônios a mais que as mulheres, porem muitos dizem que essa “vantagem” não faz diferença alguma. Para afirmar que são superiores, os homens se amaram a dados como os de que, quase todos os inventos da raça humana foram descobertos por homens. As mulheres dizem que isso deve-se ao fato das mulheres não terem liberdade para desenvolver coisa alguma. E citam a frase “por trás de todo grande homem, há sempre uma grande mulher”.
As femistas e feministas vão ter que continuar escutando por um bom tempo frases como “Já que cada vez mais as mulheres estão saindo atrás dos seus ideais, bem que poderiam na volta, trazer uma cerveja”.
Reconheço que sou um pouco machista, prefiro um médico homem, e entre duas secretarias escolheria a mais bonita. Mas também sou feminista, pois nas próximas eleições, eu voto Dilma.

4 comentários:

  1. Está evidente que esse insight que vc teve pra fazer este texto partiu de pré-conceitos machistas, logo que você faz a associação de futebol como um esporte masculino e que possivelmente associou também que mulheres nesse esporte seria ¨coisa de sapatão¨, com o perdão da palavra.
    No seu texto você demonstra desconhecer suas propias escolhas, que afirma inicilamente ser feminista defendendo inclusive a inclusão de mulheres nas forças armadas e depois termina afirmando que prefere um medico homem, mas vota na Dilma (por motivos unicamente politicos, haja visto q você é partidario do companheiro Lula). Mas deixamos analises pra FREUD.
    O mundo é machista (ou a grande maioria dele),as mulheres sempre foram subestimadas pela massa masculinas e também por seus pares,quando descobriram sua força e capacidade sairam ás ruas, queimaram sutians, passaram a usar calças e invadir postos masculinos nos mais diversos e,antes,impensáveis lugares.Hoje são independentes casam quando querem , com querem e descasam com a mesma facilidade, grande trunfo do capitalismo, diga se de passagem,pois conquistou uma enorme gama de consumidores, antes infima.
    Pois bem, como feminista que sou, repudio machismos e femismos (que se trata da mesma baboseira de pseudo superioridade,capricho infantil). Mulheres são mães,e companheiras, sua graça e delicadeza me encantam (salvo algumas exeções).Mas ja que conquistaram o mundo poderiam também ao menos dividir as contas nesses tais encontros.Direitos iguais, deveres iguais.


    Renato Colognese

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse post.
    nada causa mais horror a ordem do que mulheres que lutam e sonham por seus ideais.

    ResponderExcluir
  3. com meda das mulheres rodrigo?

    eu tenho.. rs

    ResponderExcluir

Destile o veneno: